Para se criar um bom vinho tinto é preciso, primeiramente, ter em mãos uma boa uva. Existem vários tipos de uva para vinho e que são cultivadas em diferentes lugares do mundo. Como bom curioso e apaixonado por essa bebida, é importante que você conheça as principais representantes dessa lista, não é mesmo?
Cabernet Sauvignon
A Cabernet Sauvignon é muito provavelmente a uva mais conhecida e utilizada para produzir vinhos tintos em todo o mundo. Sua versatilidade permitiu que ela saísse dos terrenos franceses onde sempre foi cultivada – na região de Bordeaux – e ganhasse o mundo, fazendo muito sucesso nas Américas (mais especialmente no Chile, Argentina e Brasil).
Carménère
Você provavelmente conhece a Carménère como a uva do Chile, não é mesmo? Mas antes de ser considerada a uva para vinho tinto mais popular nas vinícolas desse país, a Carménère começou a ser cultivada na França – país de origem dessa cepa. Após chegar no Chile, entretanto, é que essa uva ganhou a popularidade e o status que merece.
Malbec
A grande maioria das cepas popularmente utilizadas para produzir vinhos tem origem na França. A Malbec é uma dessas uvas, que apesar de ter raízes francesas, veio ganhar popularidade e sucesso na Argentina – país responsável por produzir os melhores rótulos de Malbec do mundo.
Merlot
Outra cepa francesa conhecida por seus bons vinhos tintos é a Merlot que, apesar de ter sua origem na região de Bordeaux, produz excelentes rótulos em outros cantos do mundo.
Semillón
Outra uva francesa, mas não tão conhecida quanto as outras apresentadas aqui, é a Semillón. Essa é uma uva bastante particular, que produz vinhos doces, geralmente na região de Bordeaux.
isso ai
ResponderExcluir